Propriedade Intelectual

 

Home Patenteamento Prospecção Tecnológica Agências/gerenciamento Quem somos nós

Agências universitárias de Gestão de Tecnologia

Agências de Gestão de Tecnologia em Universidades e Instituições Públicas de Pesquisa - para que servem

O ciclo inovativo

Consultorias anteriores

 

Agências de Gestão de Tecnologia em Universidades e Instituições Públicas de Pesquisa - para que servem

O objetivo mais geral de uma agência universitária de gerenciamento tecnológico é agregar valor à propriedade intelectual gerada pelo trabalho de pesquisa dos docentes, alunos e funcionários, protegê-la, gerenciá-la e estimular uma atmosfera de empreendedorismo através destas atividades. Com isso, é possivel estabelecer uma nova cultura propensa à inovatividade dentro da universidade sem comprometer seus objetivos históricos de contribuir com a pesquisa básica e o ensino de qualidade.

 

O ciclo inovativo

 

Um resultado de pesquisa só se torna uma invenção quando puder ser reconhecido por seu valor potencialmente inovativo e só se tornará uma inovação quando for comercialmente gerenciado.

Uma vez identificadas as invenções, elas passam para as mãos da Agência, que as encaminhará para um escritório de Propriedade Industrial. O escritório de PI é o responsável pela elaboração final do documento de patente. Este deve ser registrado junto aos órgãos nos quais se deseja patentear o invento, sempre acompanhado, fiscalizado e orientado por funcionários da Agência, pois a decisão final é sempre da Universidade. É também da competência da Agência supervisionar a titularidade dos inventos.

Uma vez registrado o documento de patente, mesmo sem o diploma definitivo, este já pode ser gerenciado comercialmente. Este gerenciamento poderá ser terceirizado, e neste caso, como no escritório de PI, deve ser acompanhado sempre por funcionário da Agência que se responsabilize pelas decisões. O gerenciador será responsável por trazer o parceiro comercial do setor privado que inevitavelmente tem que negociar com a Agência.

Finalmente, o Grupo de Empreendedorismo deve dar apoio às iniciativas de docentes/pesquisadores e estudantes que ao longo da atividade da Agência queiram aproveitar os programas de apoio oferecidos, por exemplo pelas agências de fomento, e iniciar suas próprias empresas inovativas.

 

Consultorias anteriores

Foram feitas consultorias para a constituição da AGIF e da Agência de gerenciamento tecnológico da USP.

 

Home - Pesquisa Qualitativa - Ciência e Tecnologia - Propriedade Intelectual - Quem somos nós - Contato - Links - Publicações

Pesquisa de Mercado - Pesquisa Eleitoral - Métodos - Informação técnico-científica - Política de C,T&I - Ensino Superior

Patenteamento - Prospecção Tecnológica - Agências de gerenciamento de tecnologia